Os Guardiões de Dúnia





UDARA, O REINO DO AR - PARTE 1


 LOCALIZAÇÃO




A capital do Reino do Ar está localizada entre os altos picos das Montanhas Awan, uma cordilheira que se estende por toda a região norte de Dúnia. Constituída de casas e terraços empoleirados na face das montanhas, é um local agradável e propício à meditação.


AS GARUDAS




A cidade de Udara possui um verdadeiro exército de águias gigantes, as Garudas. As águias são seres independentes, mas que se ligam profundamente ao guerreiro ou guerreira que as montam, sendo fiéis ao equilíbrio e à ordem. As penas das Garudas podem guardar seus últimos pensamentos na hora da morte.


A CASA REAL DE UDARA




A regência dos Nyata ascendeu ao poder logo após a Primeira Guerra, tendo então exercido um reinado justo, mas propício ao isolamento. Deixando de se importar com os assuntos que permeavam os outros reinos, tornou o seu reino fraco e aberto para a infiltração de espiões.


YUKON NYATA




O herdeiro do trono de Udara, ao ter seu reino invadido, invade o santuário do ar e rouba a pedra sagrada, fugindo e tornando-se um fora da lei, indo esconder-se no Reino da Fronteira, sem saber que o caminho que tomara fazia parte do seu destino.


A AHLI WARI DO AR




Rasa Takut sabia que tendo o domínio sobre as quatro pedras elementais, poderia ter os quatro reinos nas mãos. O que não esperava era que a Ahli Wari do ar fosse escapar de suas mãos, atrasando seus planos imediatos de conquista.


O TEMPLO DE UDARA




Akar, o Templo do Ar, era conhecido como Burka antes da Primeira Guerra. Os sacerdotes desse templo são considerados os mais poderosos por terem acesso direto ao Reino da Luz, servindo como mediadores entre Dewa e Dúnia.


A PRIMEIRA GUERRA




A primeira tentativa de conquista de Rasa Takut fracassou quando teve que enfrentar os reinos do ar e do fogo. Juntos, Udara e Api conseguiram expurgar Rasa Takut do mapa por um bom tempo, criando uma prisão para os sobreviventes derrotados a ser administrada pelos dois reinos vencedores. A vitória tornou Udara o reino de maior influência política de Dúnia.


DIPLOMACIA DIFÍCIL




O poder e o isolamento transformaram Udara em um reino arrogante que não gostava de se misturar com os outros reinos, a não ser que fosse necessário. Isso tornava difícil o diálogo e o envio de delegações aliadas, pois o acesso não era fácil. Tinha-se que passar por trilhas perigosas em meio às montanhas e por uma rígida vigilância.



AHLI WARIS - AS PEDRAS SAGRADAS - PARTE 1


PEDRAS ELEMENTAIS




As Ahli Waris eram quatro cristais que estavam ligados a cada um dos quatro elementos. Eram chamadas também de Pedras Sagradas e ajudavam a manter a ordem nos reinos, incluindo a mudança das estações.


A LUZ DO NÚCLEO DE DÚNIA




Dentro de cada pedra brilhava uma luz intensa. Essa luz vinha do próprio núcleo de Dúnia, onde a primeira essência dos elementos havia feito morada. Essa luz gerava energia e pulsava sempre que a pedra era ativada.


TEMPLOS




Cada Ahli Wari era mantida em um templo apropriado de cada Reino Elemental. Kemurniam era o Templo da Água; Akar era o Templo da Terra; Angin era o Templo do Ar; Panas era o Templo do Fogo. A partir de seus pedestais, as pedras garantiam a ordem e proteção de cada reino.


BARREIRA CONTRA A ESCURIDÃO




A ligação das Ahli Waris com a luz original do núcleo de Dúnia as colocava em oposição direta ao poder da escuridão. Enquanto elas brilhassem em seus lugares de repouso, o mal não poderia se erguer, pois não teria forças para lutar com a Ordem.


EQUILÍBRIO DO MUNDO




O equilíbrio dos elementos era gerado pelas Ahli Waris. Dentro dela estava estabelecida a luz que representava a ordem. Apenas em um lugar essa luz não chegava. Era a região dos Ermos, onde os elementos seguiam descontrolados. Foi feito assim para mostrar aos homens o valor do equilíbrio.


HISTÓRIA ANTIGA




A história das Ahli Waris faz parte do mito fundador de Dúnia e está registrado em pedra, nas paredes da Caverna dos Elementos. Desde a sua concepção em Dewa até o seu traslado até seus respectivos santuários.


A PEDRA DA LUZ




Além das quatro pedras elementais, existia outra, a mais importante de todas. A Pedra da Luz. Essa pedra era tão importante que ela foi personificada em forma humana. A missão da Pedra da Luz era guardar as Ahli Waris, e a missão dos Guardiões era proteger a Pedra da Luz.

 


BADAI E O REINO DA FRONTEIRA


A CIDADE DOS PORTAIS




Badai, a capital-sede do Reino da Fronteira, é chamada de Cidade dos Portais porque nela se localizam os portais para cada Reino Elemental.  É uma cidade aberta para todos os outros reinos e regiões de Dúnia, tendo inclusive um importante porto e uma vila de pescadores chamada Desa, que garante um bom suprimento de peixes e outros produtos marinhos.


BAGIANS




Os Bagians são os portais para cada Reino Elemental. Eles foram criados para aqueles que quando fossem viajar para um dos reinos não tivessem que passar pela perigosa Região dos Ermos, onde os elementos são descontrolados. Encontrar um Bagian, porém, não é fácil, visto que sua localização é conhecida por poucos.


O NASIHATI CENTRAL




Em Badai funciona o Nasihati Central, ou Conselho Central, formado por cinco membros anciões, cada um de um reino diferente. Este Conselho tem autoridade sobre todos os outros, sendo considerado o mais importante em poder.


O TRONO DE BADAI




O rei de Badai não tem herdeiros, mas o trono é ambicionado por sua esposa, a jovem rainha Anae. No entanto, o rei pretende passar o trono para sua sobrinha Talasa Perani, ignorando que possui uma filha bastarda. Jana Bajin, que é apoiada por grande parte do povo de Badai e até mesmo pela atual herdeira do trono.


O TEMPLO




Telat, o Templo de Badai, é um lugar decadente, dirigido pela família Kiran, que continua realizando cerimônias sem sentido ou importância, arraigados em leis antigas. É um Templo sem voz, cuja importância é nula para o momento atual. Mas de dentro dele sairá um dos mais poderosos guardiões: Soyan Kiran.

 

A PELIHAT




 

A Pelihat é a Festa dos Escolhidos, realizada a cada cinco anos para escolher os jovens que serão treinados nos templos dos Reinos Elementais como guardiões das pedras sagradas. Mas a Pelihat atual é diferente. É uma Pelihat de substituição, cujo objetivo é trocar os antigos guardiões de Dúnia pelos novos, que deverão assumir a luta que está por começar.

 

A VIDENTE




A Vidente de Badai é a líder dos antigos guardiões e a mentora dos novos. Com sua sabedoria e conhecimento, ela vai ensinar os primeiros passos para aqueles que foram escolhidos. Mulher de visão acurada e mística, é respeitada e temida ao mesmo tempo.



RASA TAKUT, A CIDADE DAS SOMBRAS


ORIGEM




O Reino da Escuridão foi formado por um grupo de sábios de Dewa, liderados por Johanda, que almejaram o conhecimento supremo e o poder sobre os elementos. Após um tempo trabalhando com os conhecimentos adquiridos no reino da luz, que não foram perdidos, e isso incluía a ciência e tecnologia em todas as suas formas, surgiu Rasa Takut, o Reino do Medo.  


LOCALIZAÇÃO




Ao deixarem Dewa, o Reino da Luz, os dissidentes usaram o Gerbang (portal) de Udara, pisando em Dúnia pela primeira vez nas Montanhas Awan. De lá eles seguiram para um aglomerado montanhoso cheio de precipícios e cavernas sombrias, picos escuros envolto em nuvens. As Montanhas Gelap. Á medida em que se afastavam do Reino da Luz, sua aparência foi mudando, tornando sua pele mais pálida e fria.

 


PRIMEIRA GUERRA




Rasa Takut, a Cidade das Sombras, capital do Reino da Escuridão, fora construída em meio às Montanhas Gelap, protegida pelas sombras e possuindo todo o conhecimento sobre a magia e a tecnologia que os sábios dissidentes levaram consigo. Foi com esse arsenal que foi feita a primeira investida para conquistar os reinos de Dúnia. Nessa primeira guerra, apenas dois reinos lutaram contra o poder de Rasa Takut. Udara, o Reino do Ar e Api, o Reino do Fogo. A força desses dois reinos foi o suficiente para ganhar a guerra.

 

ISOLAMENTO




Como consequência da derrota sofrida na Primeira Guerra, Rasa Takut ficou abandonada, em ruínas, esquecida. Os prisioneiros de guerra foram colocados nas prisões de Neraka, uma forja pertencente ao Reino da Escuridão que foi anexada aos reinos de Udara e Api. Por muito tempo ninguém ouviu falar de movimento nas ruínas da cidade, ninguém se aproximava das Gelap por medo. Até que Rasa Takut foi esquecida.


NERAKA




As Forjas de Neraka serviam à Rasa Takut no fornecimento de armas e magia. Após a Primeira Guerra, tornou-se uma prisão sob o domínio dos reinos do Ar e do Fogo. A falta de fiscalização sobre a região, levou a uma revolta interna que fez os prisioneiros se soltarem e criarem no subterrâneo uma verdadeira cidade, habitada por toda sorte de mal elementos que aguardavam o retorno do Reino da Escuridão.


INFILTRAÇÃO




Aos poucos, os habitantes de Rasa Takut foram saindo das cavernas e voltando para sua cidade, fortificando-a com uma magia impenetrável que tornava o ar venenoso para os de fora. Começou então um processo de infiltração a fim de corromper os reinos de dentro, atingindo diretamente o centro de seu poder. Os Nasihati.


MALDIÇÃO




Uma lenda dizia que quando a harmonia dos reinos fosse abalada e quando eles começassem a brigar entre si, era um sinal de que Rasa Takut estava se erguendo novamente, pronta a iniciar uma nova guerra.

 

A PEDRA DO AR




As Ahli Waris, pedras sagradas de cada reino, era o que impedia que o Reino da Escuridão ganhasse força novamente. Com a infiltração, a intenção era garantir poder sobre as pedras e assim dominar todos os outros reinos. Mas Rasa Takut não contava com o fato de que a Ahli Wari do Ar havia sido roubada de Udara, fugindo de suas mãos e atrasando seus planos.



 DEWA, O REINO DA LUZ – PARTE 1


O REINO DOS REINOS




O Reino da Luz herdou o seu nome do deus-criador de Dúnia, do qual toda a luz origina. O conhecimento e a sabedoria desse deus foram preservados em Dewa, que pairava invisível acima dos outros reinos, sendo também o primeiro reino a ser criado. Seus habitantes eram superiores a todos os outros em beleza, sabedoria, poderes e tecnologia.


OS GERBANGS




Dewa só poderia ser alcançado através de um tipo específico de portal. Os Gerbangs. Existiam cinco deles espalhados por Dúnia, cada um deles localizado em um dos cinco reinos. Sua localização só era conhecida pelos Menguasai, os Mestres da Luz, sábios enviados pelo reino da luz para instruir o povo e ajudar a manter a ordem.


O NASIHATI




Cada reino possuía um rei e uma rainha, que eram escolhidos pelo Conselho, também conhecido como Nasihati. O mais importante era o Nasihati de Badai, o Reino da Fronteira, também chamado de Nasihati Central. Este era formado por cinco sábios de cada um dos reinos que diziam responder diretamente ao Reino de Dewa e tinha influência sobre os Nasihatis dos outros reinos.


AS AHLI WARIS




Os cinco reinos consistiam em quatro reinos elementais: Udara (ar), Air Putih (água), Tanah (terra) e Api (fogo), e um reino central, Badai (fronteira). Esses reinos eram detentores de todo o conhecimento herdado diretamente de Dewa, o lendário Reino da Luz. Os quatro reinos elementais guardavam em seus templos as Ahli Waris, ou Pedras Sagradas, cuja luz vinha direto da luz do núcleo de Dúnia.


A PEDRA DA LUZ




A Pedra de Dewa foi aquela que deu origem às outras pedras, tendo sua essência ligada à das Ahli Waris elementais. A presença da pedra da luz ativará o poder contido em cada pedra de forma individual. Se a pedra da luz for destruída, tudo estará acabado, pois não há como restituir o poder das Quatro a não ser pela luz. Toda a essência e as propriedades da Pedra de Dewa foram passadas para uma pessoa. É essa pessoa que deve se responsabilizar por encontrar e guardar as pedras em um local seguro.


AS DIMENSÕES




O Reino da Luz era considerado um reino lendário pelo fato de não poder ser visto e nem facilmente alcançável. Contava-se que o seu tamanho englobava todos os reinos já citados juntos, mas que existia em um plano diferente e sua capital era conhecida como a Cidade dos Oráculos.


A REBELIÃO




O Reino da Escuridão foi formado por um grupo de sábios de Dewa, que almejaram o conhecimento supremo e o poder sobre os elementos. Eles foram expulsos do reino da Luz e formaram seu próprio reino em meio às escuras montanhas Gelap, cheias de abismos profundos, fendas e rochas traiçoeiras.


SUMBER




Os sábios de Dewa criaram Sumber, o Berço dos Walis, guardiões do santuário-alado. Sumber era um lugar de poder e também de conhecimento, construído com a junção dos elementos ordenados e em harmonia. Dentro dele, um círculo foi criado, disposto no meio de seu salão principal. Em seu interior brilhava a luz dos Walis. Esta luz era formada pela luz do núcleo de Dúnia com a essência de cada um dos poderes elementais.


A ORDEM DOS RASUL




À semelhança dos Nasihatis que operavam nos reinos de Dúnia, no Reino da Luz, em Dewa, existia a Ordem dos Rasul, que guardavam os segredos da luz escritos em livros com tinta mágica, visível apenas para aqueles que poderiam compreender. Cada representante da Ordem dos Rasul era um Mensageiro de Dewa. Existiam cinco deles, segundo o número dos reinos de Dúnia, e cada um era responsável pela parte do segredo que lhe cabia.


JOHANDA




Um dos cinco membros da Ordem dos Rasul que almejou o conhecimento do segredo que pertencia a cada um em particular. Iniciou a rebelião que levou muitos sábios a deixarem o Reino da Luz e fundou seu próprio reino em meio às Montanhas Gelap: Rasa Takut, a cidadela do medo. O seu propósito era estabelecer o Reino da Escuridão e tomar o controle de Dúnia. Na medida em que se afastou da luz de Dewa, sua aparência foi sendo transformada.

 

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